Dicas de como ganhar dinheiro com loja virtual

Qual caminho seguir

 

Existem diversos modelos de negócios para e-commerce. Neste artigo vamos focar em 3 principais:

 

Marketplaces

 

Shopee, Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia, Kabum... a lista é gigante! São lojas que reúnem vários lojistas num mesmo site/app. Alguns marketplaces até vendem produtos também! Aqui a disputa entre os lojistas é centavo a centavo ainda mais levando em consideração que elas exibem produtos similares (ou idênticos) ao teu cujo outros lojistas vendem também. De uma maneira generalizada estas lojas costumam cobrar entre 12% a 25% sobre o valor da venda e não há taxa fixa mensal.

 

Plataforma de e-commerce

 

VTEX, Nuvem Shop, Shopify e Loja Integrada são as mais famosas. Aqui os produtos exibidos são apenas da tua loja o que é uma ótima vantagem se comparado com marketplace. Seus clientes não serão bombardeados com anúncios de produtos similares/iguais. Nesta modalidade há outros custos envolvidos além da comissão que fica entre 0% e 15% aqui. Sim, algumas plataformas não cobram comissão porém cobram uma mensalidade em R$ independente de ter venda ou não. Outras também trabalham de forma híbrida cobrando comissão + mensalidade. Outro custo relevante aqui é a criação e configuração da loja – também conhecido como setup. Este custo é alto, prepare o bolso! A boa notícia é que geralmente é uma pagamento único inicial. Estas plataformas até tem painéis administrativos onde é possível fazer o setup por conta própria mas são muito confusos e os resultados nem sempre são bons, provavelmente será necessário um programador da plataforma aqui.

 

Loja própria

 

Nesta modalidade um programador fará a criação e toda a configuração inicial da loja. Todo o código e banco de dados são de propriedade do lojista. Este é o modelo que mais permite customizações e integrações com diversos sistemas via API por exemplo. O custo inicial também é alto porém não há taxas mensais para utilizar a plataforma ou comissão sobre vendas. Em algumas modalidades de pagamento como cartões de crédito e débito é necessário incluir uma empresa do ramo financeiro homologada. Não é permitido se comunicar diretamente com a Visa por exemplo. Estas empresas financeiras cobram uma média de 1% a 5% sobre o valor da venda. A GEXIS oferece esta solução, entre em contato conosco para saber mais detalhes.

 

 

Quem cuida da loja virtual?

 

Em geral é o próprio lojista quem cadastra os produto e gerencia os pedidos. É de responsabilidade do lojista tirar as fotos, colocar títulos e descrições atrativas (veja este artigo também sobre SEO), gerenciar o estoque, criar promoções, atualizar preços e etc. Assim como gerenciar os pedidos feitos, verificar pagamentos e fazer efetivamente as entregas. Em alguns casos o lojista opta por pagar um adicional para que o próprio programador cadastre os produtos ou importe de algum outro sistema já que pode ser um processo lento e cansativo principalmente se houverem centenas de produtos.

 

 

Atrair clientes

 

Se a empresa/loja ainda não é conhecida reserve dinheiro para anunciar! Os marketing places tem métodos próprios de anúncio onde o produto aparece primeiro nos resultados da busca. Para as outras duas modalidades de e-commerce o melhor caminho é Google Ads. Se a empresa tiver produtos muito únicos e exclusivos tem uma chance maior de serem encontrados no posicional natural. Porém se a loja tiver produtos comuns você precisará de anúncios para se destacar da concorrência.

 

 

Conclusão

 

Ter uma loja virtual, assim como iniciar qualquer negócio próprio, é inicialmente custoso. O retorno do investimento pode demorar meses ou anos. A escolha do tipo de loja é muito importante e vai depender da estratégia. Converse com um programador, ele te ajudará a entender os custos e orientará o caminho mais adequado.

Contato


Entre em contato pelo Whatsapp
ATENÇÃO! Este número não recebe ligações!

(11) 98832-3487

Ou aponte a câmera do celular para este QR Code.

QR Code
Aviso: Nós utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.
CONCORDAR E FECHAR
Falar via Whatsapp